Este centro foi estabelecido em 1988 para promover prosperidade para a sociedade por meio de pesquisa avançada e da seleção e do desenvolvimento de pessoas, mediante a geração de conhecimento.
English  
Pesquisa | Linhas de Pesquisa
Decisão em Grupo e Negociação

Desenvolvimento de Modelos e Métodos de Decisão em Grupo e Negociação. Envolve as area de métodos de agregação de múltiplos decisores; decisão em grupo; métodos de votação e teoria dos jogos;


Modelos e Métodos Multicritério

Esta linha trata do desenvolvimento de novos modelos e métodos multicritério de apoio a decisão. Envolve as areas de decisão multicritério, métodos com informação parcial, métodos de sobreclassificação, teoria da decisão e teoria da utilidade multiatributo.


Neurociência cognitiva na tomada de decisão

Desenvolvimento de estudos sobre racionalidade e o processo de tomada de decisão, com foco na modelagem de preferências, por meio de mecanismos que envolvem os métodos multicritério e de decisão em grupo e negociação, com o apoio de neurociência cognitiva e neuroeconomia, avaliando como as funções psicológicas e cognitivas são produzidas, com foco nos substratos neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais.


Portifólio de Projetos

Desenvolvimento de métodos e modelos para a gestão de Portifólio de Projetos, seleção de portifólios, considerando múltiplos objetivos e a dinâmica probabilística no comportamento do ambiente. Envolve as areas de Carteira de projetos, gestão de portifólio, gestão de pesquisa e desenvolvimento, seleção de portifólio, seleção de projetos, seleção de projetos e P&D.


Sistema de Apoio a Decisão

Contribuir com sistemas baseados em modelos de decisão para apoio às organizações no processo decisório envolvendo múltiplos objetivos (critérios). Envolve as areas de abordagem bayesiana, decisão multicritério, teoria da decisão, teoria da utilidade multiatributo, apoio multicritério a decisão, métodos interativos.


Planejamento e Gestão de Sistemas de Informação

Contribuir com metodologias para o planejamento e gestão de sistemas de informação incorporando a visão estratégica e de engenharia de processos da organização, e incluindo métodos multicritério de priorização. Envolve as areas de decisão multicritério, engenharia da informação, engenharia de processos, sistemas de apoio a decisão, sistemas de informação, teoria da utilidade multiatributo.


Gerenciamento de Riscos

Desenvolvimento de modelos e métodos para o Gerenciamento de Riscos, com ênfase em risco tecnológico, envolvendo também riscos em projetos e riscos financeiros. Envolve as áreas de análise de decisão, análise quantitativa de riscos (QRA), credit scoring, riscos tecnológicos com aplicações nos setores de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares, produção de álcool.


Gestão e Engenharia da Manutenção

Desenvolvimento de Modelos e Métodos para a Gestão e Engenharia da Manutenção de Sistemas. Envolve as areas de análise de decisão, confiabilidade, mantenabilidade com aplicações em diversos setores.


Avaliação de Desempenho de Sistemas

Contribuir com métodos e modelos para controle e acompanhamento da operação e manutenação de sistemas sócio-técnicos visando apoiar o processo decisório para manter o desempenho em conformidade com requisitos de disponibilidade (confiabilidade e mantenabilidade), qualidade intríseca e custo. Envolve as areas de confiabilidade, desempenho; engenharia de manutenção, qualidade, sistemas de informação, teoria da decisão.


Gestão de Projetos

Contribuir com métodos e modelos para planejamento, controle e acompanhamento de projetos, visando apoiar as organizações no processo decisório envolvendo múltiplos objetivos (critérios).Envolve as áreas de Empreendimentos, Decisão Multicritério, Modelos de Gerenciamento, Planejamento com aplicações nos setores de Construção Civil, Desenvolvimento de Software, Energia e Outros setores que trabalham com projetos.


Cadeias de Suprimento

Desenvolvimento de modelos para planejamento e gerenciamento de Cadeias de Suprimento. Envolve as áreas de logística, negociação com fornecedores, localização, roteirização, seleção de contratos e sistemas de informação.


Competitividade de Sistemas

Contribuir com métodos e modelos associados a gestão da competitividade de negócios incorporando a avaliação de impactos de competitividade de processo e incluindo modelos de decisão multicritério de priorização. Envolve os as areas de confiabilidade, avaliação de desempenho, engenharia de manutenção; qualidade; sistemas de informação e teoria da decisão.


Gestão de Recursos Hídricos

Desenvolvimento de modelos para gestão e para decisão envolvendo recursos hídricos em geral, e em particular com ênfase em sistemas de abastecimento de água. Envolve os segmentos de perdas em sistemas de abastecimento de água, captação, tratamento e distribuição de água, limpeza urbana, esgoto e atividades conexas.



Universidade Federal de Pernambuco | Cidade Universitária | CTG | Dep. de Engenharia de Produção
Fone: (81) 2126.8728 R.221
E-mail: cdsid@cdsid.org.br