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Sobre o NSID


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O NSID tem como foco disseminar a multidisciplinaridade e pluralidade de ideias que intercedam com a temática de neurociência e tomada de decisão, incorporando pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Áreas como neurociência aplicada, engenharias, psicologia, marketing, economia e áreas correlatas trazem grande contribuição e aplicabilidade nos estudos dos aspectos psicofisiológicos, buscando como o principal objetivo do laboratório responder a novos questionamentos científicos.

O NSID é dedicado ao desenvolvimento de pesquisas avançadas com enfoque nas áreas de apoio a decisão e negociação, envolvendo particularmente modelagem de preferências de decisores (gerentes e executivos de organizações públicas ou privadas), suportados por ferramentas e técnicas de neurociência. Semelhantemente, pesquisas em marketing são desenvolvidas no laboratório, avaliando as preferências dos consumidores para melhorias em ações de marketing e desenvolvimento de produtos.

Decision Conferencing

Os ambientes colaborativos elaborados para a condução das pesquisas possibilitam o planejamento e execução de experimentos em neurociência utilizando laboratórios de desenvolvimento de estudos, coleta de dados e uma sala de ‘decision conferencing’. Este último, dedicado a estudos comportamentais para grupos de decisores e especialistas (presencial ou não), podendo também usar métodos de estruturação de problemas (PSM), como ilustrado abaixo.

Decision Conferencing é uma abordagem analítica de decisão em grupo para a priorização das atividades de uma organização, na qual modelos de decisão são desenvolvidos e explorados por meio de uma série de workshops facilitados. Os stakeholders envolvidos no processo de decisão podem estar fisicamente próximos ou remotamente, fazendo-se necessário o uso de tecnologias da informação.

Normalmente, esses workshops são suportados por computador, com software especializado sendo usado para capturar os modelos, executar cálculos e realizar análises de sensibilidade. Dessa forma, fornece um processo social para a tomada de decisão, promovendo a compreensão compartilhada das questões, um senso de propósito comum e um compromisso com o caminho a seguir.

Os principais elementos de uma decision conferencing são:

  • Atores chave – pessoas que desejam resolver questões relevantes da organização.
  • Facilitador – especialista em análise de decisão e trabalha como consultor de processos.
  • Modelo – representa a visão coletiva do grupo em qualquer ponto durante sua geração e modificação, e serve como um meio para análise do impacto das diferenças de perspectiva ou indefinição nos dados.

Estudos Desenvolvidos

Um dos estudos analisa aspectos comportamentais na análise holística de alternativas potencialmente ótimas, com vistas ao design de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD). Abaixo é mostrada a coleta para o experimento aplicado ao SAD FITradeoff (www.fitradeoff.org), com o objetivo de fornecer subsídios ao ‘Analista de Decisão’ em seu processo de apoio aos decisores, aplicando-se também à melhoria de design da visualização do SAD.

Abaixo é mostrado o processo de coleta no experimento para elicitação de preferências com o SAD FITradeoff.

Em outro estudo, as métricas psicofisiológicas são analisadas durante as interações entre os indivíduos e o sistema de apoio a negociação NegPlace (www.negplace.com). Na imagem abaixo é apresentada a etapa experimental de coleta de dados utilizando os equipamentos de Eye-tracker e Eletroencefalograma, com o objetivo de analisar o stress, atenção e esforço cognitivo dispendido ao avaliar informações disponibilizadas pelo sistema na formulação de ofertas e contraofertas. Este estudo visa propor melhorias e adequações sistêmicas em relação a ergonomia cognitiva nos sistemas de apoio a decisão.

Em um estudo de neuromarketing/consumer neuroscience, a disposição de elementos de embalagem foram avaliados e seu impacto sobre a atenção e interesse de compra.