Pular para o conteúdo

Bem-Vindo ao NSID

O NSID (Laboratory for Neuroscience and Behavioral Studies in Decision) é um laboratório vinculado ao Centro de Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Decisão (CDSID).

No NSID são desenvolvidas pesquisas avançadas nas áreas de apoio a decisão e negociação, integrando informações comportamentais dos decisores e os modelos matemáticos de apoio a tomada de decisão.

Sobre o laboratório

O NSID tem como foco disseminar a multidisciplinaridade e pluralidade de ideias que intercedam com a temática de neurociência e tomada de decisão, incorporando pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Áreas como neurociência aplicada, engenharias, psicologia, marketing, economia e áreas correlatas trazem grande contribuição e aplicabilidade nos estudos dos aspectos psicofisiológicos, buscando como o principal objetivo do laboratório responder a novos questionamentos científicos.

O NSID é dedicado ao desenvolvimento de pesquisas avançadas com enfoque nas áreas de apoio a decisão e negociação, envolvendo particularmente modelagem de preferências de decisores (gerentes e executivos de organizações públicas ou privadas), suportados por ferramentas e técnicas de neurociência.

Localização e Infraestrutura

O Lab NSID ocupa o 5º andar do bloco administrativo do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, onde pesquisadores e alunos de doutorado, de mestrado e de iniciação científica encontram um ambiente propício para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas. Para tanto, os usuários contam com uma infraestrutura que inclui quatro salas de coleta de dados, quatro laboratórios de planejamento e desenvolvimento de estudos, e duas salas de Decision Conferencing. Todos os laboratórios são equipados com os hardwares e softwares necessários à condução das pesquisas com enfoque em neurociência. Atualmente, os equipamentos de Eye-Tracker (fixos e portáveis) e de EEG, com seus respectivos softwares, são utilizados para a captura dos dados psicofisiológicos durante os experimentos comportamentais para métodos e sistemas de apoio a decisão. Os softwares dedicados ao processamento dos dados possibilitam as análises individual e/ou sincronizada dos dados obtidos pelos equipamentos.

Áreas de Pesquisa

O NSID desenvolve diversas pesquisas relacionada a temática de neurociência, principalmente nas áreas:

  • Comportamento do decisor no contexto da decisão em grupo
  • Análise de aspectos comportamentais para modelagem de preferências do decisor
  • Comportamento do indivíduo no contexto da negociação
  • Interfaces de sistemas de apoio a decisão

Membros

O Lab NSID conta com oito professores em seu time, uma aluna de pós-doc, sete doutorandos, cinco mestrandos e uma aluna de iniciação científica. Temos um time de pesquisadores engajados e comprometidos com a ciência.

Publicações

O NSID vem ganhando notoriedade na comunidade acadêmica, principalmente, nas áreas de tomada de decisão e negociação. Recentemente, alunos integrantes do NSID foram premiados com o Young Researcher Award no 18th International Conference on Group Decision and Negotiation. Além disso, uma série de publicações em periódicos e capítulos de livros internacionais indexados no ISI são frutos das pesquisas desenvolidas.

2023 - INTERNATIONAL TRANSACTIONS IN OPERATIONAL RESEARCH

The use of the success‐based decision rule to support the holistic evaluation process in FITradeoff Roselli, L. R. P., & de Almeida, A. T.

2022 - International Transactions in Operational Research

Analysis of the cognitive aspects of the preference elicitation process in the compensatory context: a neuroscience experiment with FITradeoff Carneiro de Lima da Silva, A. L., Cabral Seixas Costa, A. P., & de Almeida, A. T.

2022 - Annals of Operations Research

Use of the Alpha-Theta Diagram as a decision neuroscience tool for analyzing holistic evaluation in decision making Roselli, L. R. P., & de Almeida, A. T.

2021 - FOOD QUALITY AND PREFERENCE

Positioning of design elements on the packaging of frozen convenience food and consumers’ levels of attention: An experiment using pizza boxes Barbosa, A. A. L., de Moura, J. A., & de Medeiros, D. D.

2021 - ANNALS OF OPERATIONS RESERACH

Exploring cognitive aspects of FITradeoff method using neuroscience tools da Silva, A. L. C. L., Costa, A.P.C.S. & de Almeida, A.T.

2021 - CENTRAL EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONS RESEARCH

Combining holistic and decomposition paradigms in preference modeling with the flexibility of FITradeoff de Almeida, A.T., Frej, E.A. & Roselli, L.R.P.

2020 - ANNALS OF OPERATIONS RESERACH

Neuroscience experiment applied to investigate decision-maker behavior in the tradeoff elicitation procedure. Roselli, L. R. P., de Sousa Pereira, L., da Silva, A. L. C. L., de Almeida, A. T., Morais, D. C., & Costa, A. P. C. S.

Contato

NSID – Laboratory for Neuroscience and Behavioral Studies in Decision
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociência
Departamento de Engenharia de Produção
Av. da Arquitetura, s/n
5º andar do Bloco Administrativo do CTG
Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-550
 
Email: secnsid@cdsid.org.br
 
Para mais informações sobre o fluxo para submissão de pedido para uso do laboratório, clique em Saiba Mais.

Laboratory for Neuroscience and Behavioral Studies in Decision – NSID
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Tecnologia e Geociência – Departamento de Engenharia de Produção
Av. da Arquitetura, s/n, 5º andar do Bloco Administrativo do CTG, Cidade Universitária, Recife – PE, 50740-550